Notícias

Conheça ferramentas essenciais para a segurança de trabalhadores de armazéns e depósitos

Manter a segurança no local de trabalho é benéfico para colaboradores e empresas

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Trabalhar com segurança no local de trabalho é fundamental para qualquer setor, mas tratando-se de trabalhos em locais como armazéns e depósitos, a segurança é ainda mais importante e necessária. Usados principalmente para o armazenamento de produtos, esses setores são responsáveis pelos processos de logística das empresas, e trabalhar de forma mais protegida torna o desenvolvimento das ações operacionais mais seguro, eficiente e lucrativo para a empresa e seus colaboradores.

Levantamento feito pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), mostra que, entre os anos de 2012 e 2017, foram notificados 4,26 milhões de acidentes de trabalho e mais de 14 mil acidentes fatais. O que significa que foi registrado um acidente não fatal a cada 48 segundos. Estima-se que o número possa ser ainda maior, por conta da negligência nos registros formais desses casos. Esses dados mostram a preocupação que as empresas precisam ter em fornecer procedimentos e equipamentos seguros para os profissionais.

Leis regulamentadoras já trabalham para ajudar na diminuição dos acidentes em locais de trabalho. Uma delas é a Lei Federal nº 6.514, que estipula a obrigatoriedade na criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A comissão tem como objetivo promover a garantia da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças decorrentes do local e das funções exercidas.

Minimizar o risco de acidentes é essencial para o bom funcionamento dos armazéns e depósitos. Por isso, além da garantia correta da execução das leis, é fundamental ter EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que correspondam ao tipo de trabalho desenvolvido no local pelos colaboradores.

Equipamentos como luvas, capacetes, protetores auriculares e calçados de segurança são formas eficientes de evitar diversos acidentes. Além da obrigatoriedade da empresa em fornecer os equipamentos, é necessário também que os funcionários recebam treinamento frequente sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção no local de trabalho, além de treinamento adequado para suas funções, operação de maquinário e possíveis situações de risco.

É de suma importância também que os locais de operação e movimentação sejam adequadamente sinalizados. Sinalizar produtos dentro do armazém ou depósito que coloquem em risco os colaboradores, placas de proibição de circulação, saídas de emergência e extintores de incêndio também previnem que acidentes não aconteçam.

Outro passo para garantir a segurança no local de trabalho é manter a organização do ambiente. Estruturar o armazém para que cada produto ou máquina fique no local adequado fornece melhores condições para o trabalhador e permite que as funções sejam executadas de forma rápida e eficiente.

Ter maquinários de qualidade e adequados para suas funções é de suma importância para garantir a segurança no ambiente. Por exemplo: utilizar paletes para ajudar no armazenamento e na movimentação dos produtos, assim como uma empilhadeira para levar os produtos de um local ao outro e utilizar a plataforma pantográfica para uma eficiente manutenção e colocação desses produtos em locais mais elevados.

voltar

Links Úteis